O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa cujo objetivo é energizar os espaços da casa, ajudando a criar ambientes agradáveis e harmoniosos. As palavras Feng e Shui significam, respectivamente, “vento” e “água”, e a técnica baseia-se nos cinco elementos chineses: fogo, terra, metal, madeira e água.

Além disso, a energia vital do Feng Shui é chamada de “Chi”, devendo ela estar em equilíbrio para poder se movimentar e transmitir um fluxo de energia positiva em cada ambiente.

A seguir, explicamos um pouco mais sobre o Feng Shui e como você pode energizar sua casa com as principais dicas dessa técnica. Confira:

Os elementos do Feng Shui

Como falamos, o Feng Shui utiliza cinco elementos como princípio básico, mas sendo cada um deles simbolizado por algum aspecto importante da nossa vida, afinal, podem ser aplicados em diferentes cômodos da casa para transmitir energia e equilíbrio ao lar. São eles:

  • Fogo – Simboliza paixão e energia;
  • Terra – Simboliza estabilidade e equilíbrio; 
  • Metal – Simboliza lógica e inteligência;
  • Madeira – Simboliza crescimento e vitalidade;
  • Água – Simboliza sabedoria e serenidade.

O mapa Baguá no Feng Shui

O Baguá é um mapa utilizado no Feng Shui, dividido em nove quadrantes associados a um elemento e cor que simbolizam uma área da vida. Assim, o Baguá está dividido nas áreas de riqueza, fama, amor, família, saúde, filhos, sabedoria, carreira e compaixão.

A versão ocidental do mapa é representada conforme a imagem abaixo, mas há também a versão oriental em formato octogonal e orientada pela direção da bússola, que torna a interpretação um pouco mais difícil para os iniciantes no Feng Shui.

O mapa Baguá no Feng Shui

Feng Shui, na prática

Para transmitir um fluxo de energia positiva nos ambientes da casa, é importante que você escolha os móveis e os objetos adequados na decoração conforme os quadrantes do mapa Baguá e as áreas da vida que deseja ressaltar. Confira as nossas dicas:

Riqueza – Elemento Madeira:

Esta área deve conter objetos decorativos que representem abundância e lembrem você de ser grato por tudo aquilo que tem. Por isso, decore com itens valiosos, obras de arte e plantas, por exemplo.

Fama – Elemento Fogo:

Esta área deve destacar quem você é como pessoa e quem você espera se tornar. Decore com itens altos e verticais, aposte na cor vermelha e evite objetos pesados, com cores muito escuras.

Amor – Elemento Terra:

Esta área convida ao amor e incentiva os relacionamentos românticos. Você pode decorar com velas, fotos de você com o seu parceiro e objetos em pares.

Família – Elemento Madeira:

Esta área é um reflexo da felicidade, transformação e crescimento que a família traz para as nossas vidas. Uma dica é decorar os ambientes com fotos da família, estampas florais e conjuntos de objetos.

Saúde – Elemento Terra:

Esta é a área central, na qual todas as outras áreas se baseiam, devendo ser equilibrada e limpa. Utilize objetos em formatos quadrados, aposte em cores amarelas e douradas, mas evite itens de madeira, tonalidades verdes e, principalmente, não deixe os ambientes desorganizados.

Filhos – Elemento Metal:

Esta área tem o objetivo de despertar sua criança interior, bem como ajudar você a ter um bom relacionamento com os seus filhos. Decore com objetos em formatos arredondados, itens lúdicos que remetam a infância, evitando móveis pontiagudos ou que bloqueiem a passagem.

Sabedoria – Elemento Terra:

Esta área promove o conhecimento e estimula a tomada de decisões estratégicas. Você pode decorar os ambientes com livros, fotos e quadros de paisagens, itens para meditação e evitar objetos que distraem, como itens em movimento ou que façam algum tipo de barulho.

Carreira – Elemento Água:

Esta área baseia-se na evolução da carreira e jornada de vida. A decoração pode ser feita com espelhos, cristais e cores em preto e branco.

Compaixão – Elemento Metal:

Esta área é sobre reconhecer e valorizar o apoio das outras pessoas e deixar ir aquelas que não agregam na sua vida. Invista em uma decoração com objetos arredondados, cores neutras e prateadas.

O que achou das nossas dicas? Acha que o Feng Shui tem tudo a ver com o seu estilo de vida e pode ser uma técnica interessante para você utilizar na decoração do seu lar? Por isso, aposte em algumas das nossas dicas e traga boas energias para os ambientes da casa!

Contudo, também te damos outras dicas de como compor sua casa e deixar ela um lugar de refúgio e conforto, sempre mantendo a sua essência. Por isso, conte com a Colnaghi.

Compartilhar.
Deixe uma resposta

Exit mobile version