Escutar o termo: “automação residencial”, pode parecer algo complexo e distante da realidade, mas neste artigo, mostraremos que não é bem assim. Afinal, existem muitas formas de automação residencial, adaptadas para diferentes necessidades e hábitos dos moradores, deixando sua casa inteligente. A automação residencial tem se tornado mais comum nos lares e podem ser mais simples do que parece. Lâmpadas inteligentes, fechaduras com leitura de biometria e Smart TVs são exemplos de automação residencial que já podem fazer parte da sua casa, com apenas um clique em seu celular ou tablet, proporcionando mais conforto e praticidade no dia a dia. Neste artigo, apresentamos 6 ideias de automação residencial para inspirar você a tornar sua casa inteligente e moderna.
Tipos de Automação Residencial
Com intuito de otimizar e favorecer a sua rotina em casa, veja as opções de automações para sua residência, que vão desde as facilidades de manusear a iluminação dos cômodos, até produzir energia elétrica por meio de painéis solares.
Iluminação:
A iluminação inteligente é uma das formas mais simples de automação residencial, com lâmpadas e interruptores que podem ser controlados por voz ou aplicativo, permitindo ajustar a intensidade e a cor da luz conforme necessário. Além disso, é possível controlar as luzes remotamente por um aplicativo no seu celular ou tablet.
Eletrodomésticos inteligentes:
A automação de eletrodomésticos permite controlar aparelhos não inteligentes por meio de tomadas inteligentes, sendo qualquer produto de até 10A como, por exemplo, uma cafeteira convencional, possibilitando o acionamento por comando de voz ou celular e monitorando o consumo de energia.
Chegar e sair de casa:
A automação de entrada e saída de casa inclui a possibilidade de atender visitas pelo celular, abrir a porta remotamente com fechaduras inteligentes e integrar dispositivos para que ao chegar em casa, o ambiente esteja preparado, como ligar o ar-condicionado e preparar o café.
Rotinas práticas e otimizadas:
Você pode criar cenários para facilitar sua rotina em casa. Ao chegar e abrir a porta, dispositivos como TV, ar-condicionado e cafeteira podem ligar automaticamente. Da mesma forma, ao dizer “boa noite” para seu assistente virtual, todos os dispositivos podem ser desligados, sem se preocupar com trancar portas, janelas ou apagar luzes. Bom exemplo disso, são as cortinas automatizadas, que podem programar a abertura e o fechamento das cortinas de acordo com horários específicos ou até mesmo acioná-las remotamente.
Sistema de Segurança:
Os sistemas de segurança residencial incluem dispositivos como câmeras de monitoramento, sensores de presença e detectores de fumaça, umidade e temperatura, todos controláveis pelo celular. Esses sistemas ajudam a evitar furtos e proporcionam monitoramento em tempo real. Um exemplo disso, são as câmeras de segurança inteligente, que podem ser equipadas com recursos avançados, como detecção de movimento, reconhecimento facial e envio de alerta em tempo real para o seu celular, em caso de atividades suspeitas.
Lazer e entretenimento:
A automação residencial também proporciona lazer e diversão em casa. Dispositivos como receptores digitais e controles universais são exemplos disso. Assim, como também, som ambiente automatizado, sendo possível controlar a reprodução de música em diferentes cômodos da casa de forma independente ou sincronizada.
Outro exemplo disso, é a irrigação inteligente. Por meio de sensores que monitoram a umidade do solo e as condições climáticas, é ajustado automaticamente a quantidade de água fornecida às plantas. Evitando o desperdício de água e garantindo que as plantas recebam a quantidade ideal de água de acordo com suas necessidades.
Gostou de conhecer as vantagens da automação residencial em imóveis?
Se você está em busca de um imóvel com essa tecnologia inovadora, entre em contato conosco agora mesmo! Aqui na Colnaghi Imóveis estamos prontos para apresentar as melhores opções de imóveis com automação residencial que se adequem às suas necessidades.