Entenda tudo sobre o uso do FGTS no financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é uma excelente opção para quem deseja comprar um imóvel, sem precisar ter a quantia necessária para o pagamento à vista. No mercado imobiliário de alto padrão, uma das alternativas de financiamento mais buscadas pelos compradores é utilizar o saldo do FGTS para negociar a compra do novo lar.

Para aproveitar esse benefício, é necessário saber como funciona o uso do FGTS e quais são as regras que permitem adquirir um imóvel de valor mais elevado. A seguir, entenda tudo sobre o uso do FGTS no financiamento imobiliário e tire todas as suas dúvidas sobre essa facilidade!

 

FGTS para financiar um imóvel de alto padrão

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo que corresponde a 8% do salário bruto do trabalhador, pago mensalmente pela empresa e depositado automaticamente na Caixa Econômica Federal. O saque do FGTS é permitido apenas em determinadas situações, como no caso em que se deseja realizar a aquisição do tão sonhado lar. 

Com as novas regras de financiamento para o mercado imobiliário de alto padrão, uma das facilidades para os compradores é utilizar o dinheiro do FGTS para pagar as prestações de um imóvel avaliado no valor de até R$ 1,5 milhão, dentro do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Com o crescente lançamento de empreendimentos de alto padrão e uma maior busca por imóveis nesse estilo, foi necessário estender o uso de recursos do FGTS para o SFI, a fim de aquecer ainda mais o mercado imobiliário e favorecer os consumidores na hora de adquirir uma unidade de valor mais elevado.

 

Regras para financiar um imóvel com o uso do FGTS

Para quem deseja utilizar o dinheiro do FGTS para financiar um imóvel de alto padrão precisa estar atento a determinadas regras para que essa facilidade possa ser garantida. Entre as principais exigências, é necessário que o comprador tenha, pelo menos, três anos de carteira assinada para realizar o saque, não possuir outro financiamento ativo e não ser proprietário de outro imóvel residencial localizado na mesma cidade onde a unidade desejada está. Além disso, o imóvel a ser financiado precisa ser residencial, urbano e destinado à moradia do comprador, não podendo ser alugado.

 

Documentos para sacar o FGTS e financiar o imóvel

Alguns documentos são exigidos na hora de solicitar o saque do FGTS e financiar o imóvel com esse benefício. É preciso estar ciente sobre toda a documentação para que nenhum impedimento ou imprevisto ocorra durante o processo.

Assim, para sacar o dinheiro do FGTS são exigidos documentos como carteira de trabalho, documento de identidade e CPF, extrato da conta vinculada ao fundo, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física. Também é necessário apresentar a documentação referente ao imóvel que será financiado com o uso do FGTS, como o IPTU da moradia a ser adquirida e a certidão de matrícula da mesma.

Outros documentos poderão ser exigidos para fins de comprovação. Esteja atento a todos eles e conte sempre com uma imobiliária especializada para ajudar você durante essa etapa.

Após reunir todos os documentos e solicitar o saque do FGTS para financiar o imóvel desejado, a Caixa Econômica Federal será notificada e, assim que autorizar a liberação do fundo, o dinheiro entrará automaticamente na conta do vendedor.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o uso do FGTS no financiamento imobiliário? Se você está em busca de um imóvel de alto padrão e deseja utilizar esse recurso para financiar a compra do seu novo lar, conte com a Colnaghi Imóveis e tenha o auxílio de quem realmente entende do assunto. Acesse agora mesmo o nosso site para conhecer os nossos imóveis à venda e entre em contato conosco!

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com 28 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário