Qual a diferença entre Espumante e Prosecco?

Você sabe qual a diferença entre Espumante e Prosecco? Com as comemorações de final de ano, essas duas bebidas são perfeitas para brindar e celebrar datas especiais como a chegada de 2022. Ambas são vinhos carbonatados, ou seja, que passam por processos de fermentação especial para tornar a bebida gaseificada, mas que se diferenciam principalmente pela sua origem geográfica e sua variedade de uvas utilizadas na produção.

Descubra a seguir a diferença entre essas duas bebidas e escolha a mais ideal para você brindar junto com seus familiares e amigos a chegada do ano novo!

 

O que é Espumante?

O espumante é um vinho gaseificado, com um nível significativo de dióxido de carbono que o torna efervescente ao servir. Também podemos descrever essa bebida como um vinho que é naturalmente carbonatado passando por duas fermentações especiais. Assim, na primeira delas, é transformado o açúcar das uvas em álcool. Já na segunda etapa, são colocados fermentos dentro da própria garrafa para a produção do gás, fazendo do vinho uma bebida gaseificada.

Chardonnay e Pinot Noir são algumas das uvas mais utilizadas para o espumante, mas é possível usar praticamente qualquer tipo de uva para sua produção. Além disso, o espumante é normalmente branco porque se origina da polpa da uva, que é sempre límpida. Costumamos usar o nome Espumante para nos referirmos a todos os vinhos espumantes que não são classificados como Prosecco.

 

O que é Prosecco?

O Prosecco é um vinho espumante branco com origem na Itália. Seu nome vem de uma pequena aldeia italiana chamada Prosecco, onde essa bebida foi feita pela primeira vez. Assim, para que uma garrafa de vinho espumante seja classificada como Prosecco, ela deve ser originária da região de Vêneto, na Itália.

O Prosecco utiliza uvas Glera e passa por um processo de produção diferente do Espumante comum, envolvendo o Método Charmat. Ou seja, o segundo processo de fermentação é realizado em grandes tanques de aço inox ao invés da própria garrafa, resultando em um vinho mais fresco e aromático.

 

Diferença entre Espumante e Prosecco

A principal diferença entre as duas bebidas é que o Espumante é um vinho efervescente com níveis significativos de dióxido de carbono, enquanto o Prosecco é um vinho espumante branco originário da Itália, com um segundo processo de fermentação que envolve o Método Charmat. Prosecco utiliza uvas Glera e Espumante usa Chardonnay, Pinot Noir ou qualquer variedade de uva.

Em geral, ambas as bebidas são produzidas por fermentação alcoólica: os açúcares naturalmente presentes nas uvas se transformam em álcool e dióxido de carbono. A diferença, porém, está na segunda etapa de fermentação. Para a obtenção do Espumante o processo de fermentação para captar o dióxido de carbono e formar as bolhas ocorre no interior da própria garrafa. Já no Prosecco, o processo ocorre em tanques de inox pelo Método Charmat para então depois a bebida ser engarrafada.

 

Como o Espumante e o Prosecco se diferenciam no sabor?

O Prosecco é produzido utilizando métodos diferentes, oferecendo uma experiência de bebida mais leve do que o Espumante tradicional, com um sabor frutado e aroma floral. Por passar por uma segunda fermentação em tanques de inox, ao invés de ocorrer no interior da garrafa, o Prosecco é engarrafado sob pressão, sendo menos gaseificado e alcoólico que o Espumante. Para quem gosta de bebidas mais refrescantes, o Prosecco pode ser uma ótima opção para a comemoração do ano novo.

 

Já sabe qual a melhor bebida para brindar a chegada de 2022? Tanto o Espumante quanto o Prosecco são ideais para você saborear junto com os familiares e amigos durante a comemoração do novo ano. Escolha o seu preferido e aproveite!

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com 28 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário