Como preparar o seu imóvel para fotos profissionais

Você já pensou em como deve preparar o seu imóvel para a sessão fotográfica? E já pensou em como fotos profissionais influenciam na venda do seu imóvel?

Em primeiro lugar, tenha em mente que a fotografia imobiliária é um poderoso instrumento para destacar o seu imóvel. Pois as fotos são parte da primeira relação do potencial cliente com o imóvel, e podem gerar, em segundos, fascínio, desejo ou até desinteresse.

Se considerarmos que as pessoas compram primeiro “com os olhos”, podemos dizer que uma fotografia bem feita alavanca a visibilidade do imóvel. Logo, em meio a tantos anúncios imobiliários na internet, fotos profissionais fazem o seu imóvel brilhar e se sobressair.

Entretanto, não se deixe levar, um bom fotógrafo é essencial, mas não faz milagre. Ele precisa da sua ajuda para que o imóvel fique perfeito para as fotos. Pensando nisso, preparamos dicas para você saber como preparar o seu imóvel para fotos profissionais. Então, se você é proprietário de um imóvel que está à venda e receberá a visita do fotógrafo para a sessão de fotos, esse texto é para você!

6 dicas para preparar o seu imóvel para fotos profissionais:

  1. Aproveite a luz natural do imóvel

Deixe o sol entrar! E mesmo que não tenha sol, deixe a luz entrar. Para isso, prepare o seu imóvel para fotos profissionais e abra janelas, persianas, cortinas e afins. As pessoas gostam de imóveis bem arejados e cheios de luminosidade. Além disso, a iluminação deixa os ambientes muito mais atrativos, dá a sensação de amplitude e ainda capta texturas, acabamentos e detalhes específicos.

Dicas para preparar o seu imóvel para fotos profissionais: luz natural

Foto de Willian Corrêa para Colnaghi Imóveis

  1. Deixe o imóvel bem iluminado

Fotografia é luz, ou melhor, “escrever com a luz”. Por isso, acenda toda as luzes do imóvel, inclusive luminárias, abajures, pendentes, lustres e etc. Diante disso, independente se o dia estiver ensolarado ou não, é importante mostrar também as luzes internas e artificiais do imóvel, além de valorizar o projeto de iluminação do mesmo e como ele foi pensado.

Dicas para preparar o seu imóvel para fotos profissionais: iluminação

Foto de Willian Corrêa para Colnaghi Imóveis

  1. Limpe e organize o imóvel

Tenha em mente que ao olhar as fotos do seu imóvel à venda a pessoa se imaginará morando lá. Sendo assim, deixe todos os ambientes (internos e externos) perfeitamente limpos e organizados. Siga passos básicos para preparar o seu imóvel para fotos profissionais, como:
– Não deixe roupas no varal;
– Tire todas as louças da pia;
– Guarde itens de uso diário dos banheiros e cozinha;
– Arrume as camas apropriadamente;
– Retire objetos/ferramentas/utensílios que ficam soltos em cima de bancadas e não fazem parte da decoração;
– Organize itens fora do lugar;
– Feche portas de móveis;
– Desligue as televisões; etc.
Faça o imóvel se tornar convidativo e com clima de harmonia. Além disso, lembre-se de que bagunças podem desviar a atenção principal do ambiente e ainda distorcer o seu tamanho na foto. Se o imóvel estiver desocupado, busque deixá-lo limpo e apenas com os objetos que ficarão nele.

Dicas para preparar o seu imóvel para fotos profissionais: limpeza e organização

Fotos de Willian Corrêa para Colnaghi Imóveis

  1. Retire os objetos pessoais

Seguindo a linha de manter o imóvel o mais organizado possível, é extremamente importante também preservar a sua privacidade. Por isso, busque sempre guardar objetos pessoais e que estão em uso no dia das fotos no seu imóvel. Assim, siga passos básicos para preparar o seu imóvel para fotos profissionais, como:
– Retire toalhas de banho em uso e roupas íntimas dos banheiros;
– Guarde itens de times de futebol, religiosos ou políticos quando possível;
– Esconda remédios, objetos de uso pessoal, algumas fotos e afins.
Sim, as pessoas saberão que ainda há moradores no imóvel, mas é importante evitar interferências visuais e mostrar os ambientes com uma cara de prontos para novos moradores.

Dicas para preparar o seu imóvel para fotos profissionais: objetos pessoais

Fotos de Willian Corrêa para Colnaghi Imóveis

  1. Valorize a orientação solar do imóvel

Bom, ninguém conhece melhor o imóvel do que o proprietário do mesmo. Por isso, é interessante tentar marcar a sessão de fotos no horário do dia em que a luz natural mais favorece o imóvel. Dessa forma, entendendo como a luz se comporta no seu imóvel você conseguirá usar a melhor qualidade de luz natural e ainda mostrar que, em certos horários do dia, a iluminação é daquele jeito. Por exemplo, fotografar uma cobertura que possui vista para o pôr do sol é muito mais atraente no fim do dia do que em qualquer outro horário.

Dicas para preparar o seu imóvel para fotos profissionais: orientação solar

Foto de Willian Corrêa para Colnaghi Imóveis

  1. Aproveite a infraestrutura do imóvel

As fotos da infraestrutura do edifício/condomínio também são muito importantes para complementar o anúncio do imóvel, pois podem gerar ainda mais interesse por parte dos clientes. Sendo assim, note que algumas administradoras exigem um pedido de autorização prévia do proprietário do imóvel para o fotógrafo acessar as áreas comuns. Portanto, é importante se informar sobre as regras e deixar essa questão ajustada para o dia e horário da sessão fotográfica.

Dicas para preparar o seu imóvel para fotos profissionais: infraestrutura

Foto de Willian Corrêa para Colnaghi Imóveis

Como são as fotos profissionais do seu imóvel na Colnaghi?

Na Colnaghi, contamos com o trabalho primoroso de um fotógrafo profissional e especialista em fotografia imobiliária. Sem dúvida, nós sabemos da importância das fotos para gerar interesse e potencializar a venda do seu imóvel. Por isso, acreditamos que o trabalho em equipe entre imobiliária, corretor, proprietário e fotógrafo pode garantir o sucesso com o cliente. Posto isso, observe e siga as dicas de como preparar o seu imóvel para fotos profissionais e deixe conosco todos os demais detalhes, como composição e edição, além da divulgação no nosso site e em anúncios de grande alcance. Na Colnaghi o seu imóvel tem toda a visibilidade que merece!

Sobre o Autor

Formada em Comunicação Social - Relações Públicas pela UFRGS desde 2016. Profissional envolvida com o universo do marketing digital. Atua nas áreas de comunicação e marketing com foco no mercado imobiliário desde 2015. Entusiasta da produção de conteúdo e mídias sociais. Analista de Marketing na Colnaghi Imóveis desde 2019.

Deixe Um Comentário