Otimismo do setor imobiliário dispara em Porto Alegre

O otimismo no setor imobiliário disparou no terceiro trimestre. Calculado pela Alphaplan Inteligência em Pesquisas, o Índice de Expectativa do Mercado Imobiliário de Porto Alegre (IEMI) subiu 35% em relação ao trimestre anterior (106,8), quando houve o auge da pandemia. Com isso, atingiu 144,1 pontos, acima também do mesmo trimestre do ano passado (137,4 pontos).

Diretor da Alphaplan, Tiago Dias vê uma melhora consistente nas expectativas e também aumento na percepção de que os imóveis se valorizarão, o que significa alta de preço. Houve avanço na confiança das construtoras, incorporadoras, imobiliárias, corretores e consumidores.

– Os corretores estão com as melhores expectativas desde o início da série histórica, o que é uma recuperação de expectativas muito importante de mercado – comenta Dias.

Aliás, os corretores são os mais otimistas do momento. O índice de confiança deles supera o das incorporadores e também dos consumidores.

O setor da construção recebeu diversos estímulos durante a pandemia. Além disso, o juro reduzido estimula os financiamentos imobiliários, que são, para as instituições financeiras, um crédito de baixo risco de inadimplência. Uma trava para esse salto, no entanto, é a falta de insumos, que provocou aumento forte de preços.

Por: Giane Guerra – Gaúcha ZH

Fonte: Gaúcha ZH

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com 28 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário