O vinho perfeito para sua lareira.

O vinho é uma bebida que pode ser apreciada em qualquer estação do ano. Mas quando as temperaturas estão mais baixas, logo associamos o vinho tinto como o mais ideal para ser saboreado e nos aquecer. Engana-se quem acha que o vinho tinto é a melhor combinação para os dias frios, pois o vinho branco também é a bebida perfeita para as baixas temperaturas e pode, sim, ser apreciado em uma noite de outono ou inverno, em frente à lareira.

Vinho branco para os dias quentes… e frios

Pode até parecer incomum beber vinho branco durante as estações mais geladas. O vinho tinto está muito ligado a essa época do ano, por ser uma bebida mais encorpada e de alto teor alcoólico. Já o vinho branco normalmente é conhecido por ser uma bebida mais refrescante, ideal para ser servida bem gelada e saboreada durante os dias quentes de verão.

No entanto, os vinhos tintos não são a única bebida para o clima frio, os vinhos brancos são muito bem-vindos e, na maioria das vezes, são a melhor escolha para uma deliciosa harmonização com pratos quentes de inverno.

Antes de pensarmos na cor do vinho, é preciso levar em conta a sua estrutura, ou seja, independentemente se é um vinho tinto ou branco, a bebida perfeita para as temperaturas mais baixas é aquela que combina uma maior concentração de sabor, teor alcoólico mais elevado e acidez. Um vinho branco de textura cremosa e sabor intenso como o Jerez, por exemplo, é ideal para ser saboreado em uma noite fria, seja para acompanhar uma tábua de queijos ou somente beber uma taça ao lado da lareira.

Vinhos brancos de lareira para aquecer

O vinho branco pode ser tão aconchegante e saboroso para ser bebido em frente ao fogo quanto o vinho tinto. Os chamados vinhos brancos de lareira costumam ser mais potentes e ousados, com aromas complexos que vão além dos frutados e florais, podendo conter notas como amêndoas, castanhas ou nozes, que combinam perfeitamente com o clima frio.

Outra característica marcante dos brancos de lareira é a sua acidez, sendo normalmente mais suaves por envolverem uma produção complexa e terem uma maior longevidade, fazendo assim com que a acidez não fique tão evidente e se integre aos outros elementos com o passar do tempo.

Os melhores vinhos brancos para as baixas temperaturas

Para os apaixonados por um bom vinho e que gostam de degustar dentro de casa, ao pé da lareira em uma noite fria, uma excelente escolha são os brancos da Borgonha feitos a partir da uva Chardonnay. O fato desse vinho branco ser mais estruturado, encorpado e de propriedades químicas mais ricas faz com que a bebida dê uma maior presença na boca, permitindo que os seus sabores permaneçam no paladar. Seu aroma é exclusivo, apresentando uma maior complexidade e notas como nozes, baunilha, caramelo ou frutas brancas.

Existe hoje uma enorme variedade de vinhos brancos perfeitos para as estações geladas, seja para aquecer ou harmonizar com diferentes pratos. Vinhos brancos secos que são ricos em acidez ou álcool, por exemplo, são alguns dos melhores para beber em dias frios, principalmente porque harmonizam muito bem com pratos quentes mais pesados. Os vinhos espumantes como o próprio Champagne são também ideais para essa época do ano, combinando bem com pratos mais leves e finos, além de ser uma bebida perfeita para momentos festivos com a família e convidados.

Chenin Blanc, Viognier, Riesling e Sauternes são outros vinhos brancos que ganham a atenção e podem ser facilmente experimentados durante o outono e inverno. Não importa qual seja o momento ou a ocasião, há sempre um vinho branco que combina perfeitamente para o clima frio.

Gostou das nossas dicas? Aproveite que o inverno está se aproximando e inclua na sua adega uma ótima garrafa de vinho branco para apreciar na sua casa. Conheça também os nossos imóveis com lareira disponíveis para você comprar e curtir o melhor do inverno. Acesse o site da Colnaghi Imóveis e fale com a gente para encontrar seu novo lar!

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário