Iluminação do imóvel faz toda a diferença: saiba como usar na decoração.

Você sabia que a iluminação pode fazer toda a diferença na decoração do seu imóvel? Quando bem projetada, é possível trazer amplitude, dar um toque de sofisticação, proporcionar aconchego e tantos outros resultados interessantes nos ambientes da sua casa ou do seu apartamento.

Seja na sala de estar, de jantar, quartos, cozinha, banheiro ou até mesmo área externa, cada espaço pode ficar incrivelmente lindo com uma boa iluminação. A seguir, vamos apresentar os principais tipos de iluminação para os ambientes e dicas de como utilizar na decoração do seu lar. Confira!

Tipos de iluminação para o seu imóvel

Basicamente, existem três diferentes tipos de iluminação para você explorar nos cômodos do seu imóvel, cada um com a sua proposta e funcionalidade. Saber quais são eles é o primeiro passo para você fazer a melhor escolha e transformar a decoração de qualquer ambiente. Conheça os principais tipos de iluminação!

Iluminação geral ou difusa

É o tipo de iluminação mais comum, utilizado para iluminar um ambiente de forma uniforme. Geralmente a luz é refletida no centro do cômodo, como em lustres e pendentes, garantindo uma iluminação mais confortável, sem criar contrastes e sombras.

Iluminação direta

Esse tipo de iluminação é usado para destacar algum ponto específico do ambiente, com uma luz projetada diretamente em um objeto, obra de arte, espaço de leitura ou mesa de escritório, por exemplo. Além disso, a iluminação direta traz mais personalidade à decoração, podendo até mesmo dar uma sensação de maior amplitude.

Iluminação indireta

É um tipo de iluminação indicado para ambientes mais íntimos, como quartos, banheiros ou salas mais reservadas. Serve como uma luz de apoio, promovendo um maior conforto visual e uma sensação de aconchego.

A iluminação certa para os ambientes do seu imóvel

Agora que você já conhece os principais tipos de iluminação para o seu imóvel, veja as nossas dicas a seguir para usar na decoração dos seus ambientes.

Sala de estar

A sala de estar é o lugar onde você, sua família e seus convidados passarão a maior parte do tempo e por isso precisa ser muito bem iluminado, ao mesmo tempo que deve transmitir sensação de conforto e aconchego. A luz geral ou difusa é a escolha certa para esse ambiente, mas você também pode explorar ou combinar com os outros tipos de iluminação, como em casos em que deseja ter uma luz direta para destacar um quadro, uma obra de arte ou contar com um abajur ao lado da poltrona para uma iluminação de apoio.

Sala de jantar

Na sala de jantar, a mesa é o ponto central do ambiente, sendo a iluminação direta a mais indicada na decoração. Você pode utilizar lustres e pendentes acima da mesa para dar mais destaque e criar uma atmosfera agradável no restante do cômodo.

Quartos

Por serem ambientes íntimos, a iluminação indireta é ideal para proporcionar o máximo de conforto e aconchego aos quartos. Luzes embutidas, fitas de LED e abajures dão charme e suavidade à decoração.

Cozinha

A cozinha também é um ambiente que exige uma maior iluminação, principalmente na bancada, fogão e pia. Você pode utilizar a luz geral para deixar a cozinha bem iluminada em toda a sua área ou então torná-la mais aconchegante e funcional com luzes brancas e diretas instaladas de forma estratégica.

Banheiros

O banheiro precisa estar bem iluminado, ao mesmo passo que deve transmitir conforto e aconchego por ser o primeiro ambiente que utilizamos logo após acordar. Uma luminária central e outra acima do espelho são essenciais para garantir uma boa visibilidade. No entanto, você pode tornar o ambiente muito mais moderno e acolhedor com luzes amarelas e indiretas em pontos específicos que valorizem o espaço.

Sacadas e varandas

A iluminação pode fazer total diferença em áreas externas como sacadas e varandas, deixando estes ambientes mais convidativos durante a noite. Aposte em lâmpadas mais quentes, com pontos de luz ou fitas de LED para um clima moderno e aconchegante. Luminárias de chão também são uma excelente opção para direcionar a luz a um local importante da área e trazer mais estilo à decoração.

A iluminação transforma qualquer ambiente e com criatividade você consegue resultados incríveis na sua casa ou no seu apartamento. Sabendo fazer a escolha certa e seguindo as nossas dicas, certamente você conseguirá deixar a decoração do seu lar com o estilo que deseja.

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando o blog da Colnaghi Imóveis e as nossas redes sociais! Deixe seu comentário e compartilhe com a gente mais dicas de iluminação!

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário