Feng Shui: principais dicas para energizar sua casa

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que tem como objetivo energizar os espaços da casa, ajudando a criar ambientes agradáveis e harmoniosos. As palavras Feng e Shui significam, respectivamente, “vento” e “água”, e a técnica baseia-se nos cinco elementos chineses: fogo, terra, metal, madeira e água.

Além disso, a energia vital do Feng Shui é chamada de “Chi”, devendo ela estar em equilíbrio para que possa se movimentar e transmitir um fluxo de energia positiva em cada ambiente.

A seguir, explicamos um pouco mais sobre o Feng Shui e como você pode energizar sua casa com as principais dicas dessa técnica. Confira!

Os elementos do Feng Shui

Como falamos, o Feng Shui utiliza cinco elementos como princípio básico, sendo cada um deles simbolizado por algum aspecto importante da nossa vida e que podem ser aplicados em diferentes cômodos da casa para transmitir energia e equilíbrio ao lar. São eles:

  • Fogo – Simboliza paixão e energia;
  • Terra – Simboliza estabilidade e equilíbrio; 
  • Metal – Simboliza lógica e inteligência;
  • Madeira – Simboliza crescimento e vitalidade;
  • Água – Simboliza sabedoria e serenidade.

O mapa Baguá no Feng Shui

O Baguá é um mapa utilizado no Feng Shui, dividido em nove quadrantes que estão associados a um elemento e cor que simbolizam uma área da vida. Assim, o Baguá está dividido nas áreas de riqueza, fama, amor, família, saúde, filhos, sabedoria, carreira e compaixão.

A versão ocidental do mapa é representada conforme a imagem abaixo, mas há também a versão oriental em formato octogonal e orientada pela direção da bússola, que torna a interpretação um pouco mais difícil para os iniciantes no Feng Shui.

Feng Shui na prática

Para transmitir um fluxo de energia positiva nos ambientes da casa, é importante que você escolha os móveis e os objetos adequados na decoração de acordo com os quadrantes do mapa Baguá e as áreas da vida que deseja ressaltar. Confira as nossas dicas:

Riqueza – Elemento Madeira

Esta área deve conter objetos decorativos que representem abundância e lembrem você de ser grato por tudo aquilo que tem. Decore com itens valiosos, obras de arte e plantas, por exemplo.

Fama – Elemento Fogo

Esta área deve destacar quem você é como pessoa e quem você espera se tornar. Decore com itens altos e verticais, aposte na cor vermelha e evite objetos pesados, com cores muito escuras.

Amor – Elemento Terra

Esta área convida ao amor e incentiva os relacionamentos românticos. Você pode decorar com velas, fotos de você com o seu parceiro e objetos em pares.

Feng-Shui-dicas

Família – Elemento Madeira

Esta área é um reflexo da felicidade, transformação e crescimento que a família traz para as nossas vidas. Uma dica é decorar os ambientes com fotos da família, estampas florais e conjuntos de objetos.

Saúde – Elemento Terra

Esta é a área central, na qual todas as outras áreas se baseiam, devendo ser equilibrada e limpa. Utilize objetos em formatos quadrados, aposte em cores amarelas e douradas, mas evite itens de madeira, tonalidades verdes e, principalmente, não deixe os ambientes desorganizados.

Filhos – Elemento Metal

Esta área tem o objetivo de despertar sua criança interior, bem como ajudar você a ter um bom relacionamento com os seus filhos. Decore com objetos em formatos arredondados, itens lúdicos que remetam a infância, evitando móveis pontiagudos ou que bloqueiem a passagem.

Sabedoria – Elemento Terra

Esta área promove o conhecimento e estimula a tomada de decisões estratégicas. Você pode decorar os ambientes com livros, fotos e quadros de paisagens, itens para meditação e evitar objetos que distraem, como itens em movimento ou que façam algum tipo de barulho.

Carreira – Elemento Água

Esta área baseia-se na evolução da sua carreira e jornada de vida. A decoração pode ser feita com espelhos, cristais e cores em preto e branco.

Compaixão – Elemento Metal

Esta área é sobre reconhecer e valorizar o apoio das outras pessoas e deixar ir aquelas que não agregam na sua vida. Invista em uma decoração com objetos arredondados, cores neutras e prateadas.

O que achou das nossas dicas? Acha que o Feng Shui tem tudo a ver com o seu estilo de vida e pode ser uma técnica interessante para você utilizar na decoração do seu lar? Aposte em algumas das nossas dicas e traga boas energias para os ambientes da casa!

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com 30 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário