Estilos de lareiras: qual é a melhor para você

Está chegando aquela época do ano em que não há nada melhor do que ficarmos no aconchego do nosso lar, aquecidos no inverno. Ter uma lareira dentro de casa é uma excelente opção para quem busca conforto térmico e, claro, dar muito charme e estilo na decoração.

Existe hoje uma variedade de modelos de lareiras para escolher e certamente algum combina mais perfeitamente com o que você procura para sua casa ou seu apartamento. Está pensando em ter uma lareira para aproveitá-la ainda neste inverno? Então continue acompanhando este post, que nós vamos mostrar os principais tipos de lareira e descubra qual o melhor estilo para você!

Lareiras a lenha

A lareira a lenha é o estilo mais tradicional e conhecido no mercado. Pode ser encontrada no modelo clássico feito de alvenaria, mas também em materiais como concreto ou metal. É indicada para locais mais frios e perfeita para casas por exigir uma estrutura com chaminé ou duto de exaustão para a queima da lenha. Seu tamanho também precisa ser proporcional ao ambiente em que será instalada, evitando assim que tenha muita fuligem e fumaça. A lareira a lenha dá um ar mais rústico e refinado à decoração, tornando-se o ponto de destaque do ambiente e combinando muito bem em espaços de convivência, como sala de estar e sala de TV.

Lareiras elétricas

Quem prefere mais praticidade, a lareira elétrica é a mais indicada para aquecer os ambientes do lar. Esse estilo de lareira, que também é conhecido como lareira virtual ou digital, é muito semelhante a um aquecedor, mas com o diferencial de não possuir chamas, e sim simular de forma bem realista o fogo em 3D. Além de ter uma instalação fácil e não necessitar de limpeza interna, as lareiras elétricas são silenciosas e super práticas por possuírem controle de temperatura e brilho das chamas. É mais recomendada para apartamentos e para quem não utilizará com muita frequência, já que esse tipo de lareira consome bastante energia quanto maior for a sua potência.

Lareiras a gás

Já quem não quer abrir mão das chamas de verdade e, ao mesmo tempo, busca por mais praticidade do que as tradicionais lareiras a lenha, o modelo a gás pode ser a opção mais indicada para esquentar a casa ou o apartamento. Sem vestígio de fumaça ou sujeira, a única exigência da lareira a gás é que você precisará de um ponto de gás para gerar o fogo. Além disso, esse estilo tem um bom alcance de aquecimento e não consome tanta energia quanto a lareira elétrica, podendo ser utilizada por um período de tempo maior e em ambientes mais abertos ou externos, como sala de estar ou sacada.

Lareiras ecológicas

A lareira ecológica é outro estilo bastante procurado no mercado, principalmente por se adequar facilmente em qualquer ambiente da casa ou do apartamento. Dispensando o uso da lenha e muito menos obras, é um modelo que utiliza apenas álcool, com acendimento simples e alto poder de calor. A grande vantagem da lareira ecológica é a sua maior economia por não depender da eletricidade, além da facilidade de ser transportada para qualquer cômodo do lar. Uma ótima opção para quem busca uma lareira prática, moderna e sustentável!

E você, já conhecia estes estilos de lareiras para aquecer o seu lar nos dias mais frios? Aproveite que o inverno está chegando e escolha o melhor modelo para deixar a sua casa ou o seu apartamento muito mais quentinho e charmoso.

Quer conferir nossos imóveis com lareira? Acesse o site da Colnaghi Imóveis e entre em contato conosco para encontrar seu novo lar já pronto para receber o inverno!

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com 30 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário