Como escolher o arquiteto para fazer o projeto da sua casa

Elaborar o projeto de um imóvel envolve uma série de cuidados e muito planejamento, a começar pela escolha do arquiteto. Contratar um bom profissional é essencial para criar um projeto sob medida para você, concretizando sua ideia da melhor forma possível.

Seja para reformar os ambientes ou desenvolver a construção do seu novo lar, um arquiteto vai pensar em cada detalhe e enriquecer ainda mais o projeto que você deseja. Mas para que tudo saia como o esperado, você precisa considerar alguns pontos importantes para fazer a melhor escolha desse profissional.

Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas sobre como escolher o arquiteto para fazer o projeto da sua casa. Acompanhe este post a seguir e transforme a ideia do seu imóvel em realidade!

Tenha seu projeto em mente

Antes de começar a procurar um arquiteto, determine seus objetivos e o projeto que deseja elaborar para sua casa. Quais ambientes você quer reformar? Quantos quartos deseja construir? Quantos andares você quer na planta? Quais espaços e áreas não podem faltar no projeto? Considere todas essas e outras questões que sejam importantes para você, buscando referências em sites e revistas de arquitetura, identificando seu estilo e, claro, definindo seu orçamento, para que você tenha tudo em mente no momento em que for escolher o melhor profissional.

Pesquise

Depois de já saber o que deseja no projeto da sua casa, é hora de começar a busca pelo arquiteto. Peça recomendações para seus amigos e conhecidos, pesquise na internet ou até mesmo pergunte para aquele seu vizinho que tem uma casa incrível quem foi o responsável pelo projeto. Depois de uma pesquisa minuciosa, liste todos os possíveis arquitetos e passe para a próxima etapa.

Avalie o portfólio do arquiteto

Com a lista dos arquitetos selecionados depois de ter feito a pesquisa, não deixe de avaliar com atenção o portfólio de cada um. Hoje em dia, a grande maioria dos arquitetos contam com um site ou, ao menos, alguma rede social. Navegue pelo trabalho deles, veja suas fotos e identifique quais se alinham mais ao estilo de projeto que você deseja. Se possível, visite também algumas casas projetadas pelos arquitetos que tem interesse. Outro ponto muito importante também que você deve sempre fazer é conferir se os profissionais selecionados possuem registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), além de buscar suas experiências, especializações ou demais informações que achar pertinentes.

Solicite referências

Um site com portfólio atrativo ou redes sociais com fotos de casas e projetos incríveis podem causar uma ótima primeira impressão, mas referências e depoimentos ajudarão ainda mais a escolher o melhor arquiteto. Eles são um relato em primeira mão de quem teve experiências positivas ou negativas do trabalho do profissional e, se não estiverem disponíveis online, solicite diretamente ao arquiteto dois ou mais contatos de clientes recentes com projetos semelhantes ao seu.

Faça uma reunião

Agora que você está quase no caminho de escolher o arquiteto ideal para fazer o projeto da sua casa, é chegado o momento de marcar uma conversa. Faça uma reunião com cada um dos seus preferidos para discutir mais a fundo sobre seu projeto e retirar todas as suas dúvidas. Julgue se vocês vão se dar bem e serão capazes de trabalhar juntos, se o profissional conseguirá projetar o tipo de casa que deseja a partir do que você tem em mente, se a proposta que recebeu está conforme o esperado e tudo que achar importante. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será na hora de selecionar o arquiteto para seu projeto.

Embora a escolha do arquiteto não seja uma decisão muito fácil, vale a pena ter todo um cuidado para que no final seu projeto saia exatamente como você desejou – ou até melhor! Seguindo nossas dicas, certamente você encontrará o melhor profissional alinhado às suas expectativas.

O que achou do nosso conteúdo? Tem alguma outra dica para compartilhar conosco? Deixe seu comentário aqui neste post!

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com 28 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário