Dicas para uma mudança residencial organizada

A mudança para uma nova residência muitas vezes vem acompanhada de diversas dúvidas e preocupações. Seja para quem está se mudando pela primeira vez ou para quem já tem experiência no assunto, se mudar é um processo que exige atenção a muitos detalhes, pois com um simples descuido ou algum erro no caminho tudo pode virar uma enorme dor de cabeça e fazer desse momento um verdadeiro estresse.

Por isso, muito antes da chegada do dia, é preciso que você saiba fazer um bom planejamento para que na hora de se mudar tudo saia conforme o esperado, sem imprevistos. Sabemos que desmontar móveis, etiquetar objetos, organizar roupas, encaixotar pertences, cancelar serviços do antigo endereço e tantos outros pontos exigem paciência e organização. Mas com um checklist completo e tudo planejado, a mudança para o novo lar passa a ser prazerosa e agradável.

A seguir, confira algumas dicas para uma mudança residencial organizada e evite transtornos se estiver passando por essa nova etapa!

Desapegue do que você não usa mais

Nada melhor do que aproveitar o momento da mudança para se desapegar de tudo aquilo que não tem mais utilidade para você. Antes de empacotar os seus pertences, comece pelo mais fácil, que é separando todos os móveis, roupas, utensílios e objetos que não pretende levar para o seu novo endereço. Selecione o que será doado, descartado ou até mesmo vendido, verifique se há algum item quebrado ou eletrônico/eletrodoméstico que não funciona, e avalie se você tem alguma mobília que possa comprometer o espaço disponível no seu novo lar. Leve tudo isso em consideração para que na hora de empacotar os seus pertences você já tenha um volume bem menor de itens a organizar.

Solicite o cancelamento de serviços

Serviços como água, luz, telefone, internet e assinaturas precisam ser cancelados com antecedência para que você não deixe nada para trás quando for se mudar. Também não se esqueça de atualizar o seu endereço, transferir e contratar serviços para que tudo já esteja devidamente correto e instalado na sua nova residência.

Fique atento às regras de mudança do condomínio

Se você está se mudando para um condomínio, é preciso estar atento às regras do prédio para que não haja nenhum problema que impeça de acontecer a mudança. Assim, antes de definir o dia e o horário com a sua transportadora ou frete, verifique com os responsáveis do condomínio sobre os horários de silêncio e dias permitidos para fazer isso e, se possível, avise-os com antecedência para que o local já esteja preparado. Muitos prédios não autorizam mudanças em finais de semana e em horários específicos, por exemplo, sendo fundamental confirmar isso bem antes para evitar possíveis imprevistos no trajeto.

Pesquise e contrate o serviço de mudança

Na hora de organizar a sua mudança residencial é importante definir de que forma os seus pertences serão transportados. Dependendo da quantidade de itens e do tempo disponível que você tem, vale muito mais a pena contratar uma transportadora que oferece um serviço completo de mudança, no qual você não precisa se preocupar com a organização e o empacotamento de todos os seus pertences. Avalie a necessidade do seu momento, pesquise os melhores serviços da região e contrate a melhor opção para que você tenha uma mudança mais organizada possível.

 

Organize seus pertences e comece a empacotar

Caso você decida organizar o empacotamento dos seus pertences sozinho, a nossa dica é que você comece separando uma boa quantidade de materiais para armazenamento, como caixas de papelão, plástico bolha, etiquetas e fitas adesivas. Depois de garantir todos os materiais necessários, inicie o empacotamento pelos itens que menos utiliza ou não farão falta se já estiverem dentro de caixas lacradas. Outra dica é organizar os objetos por cômodos e categorias, destinando cada caixa a um setor específico da sua casa, com um caixa para itens e utensílios da cozinha, outra caixa para objetos de decoração da sala, outra para pertences do quarto e assim por diante. Dessa forma, na hora de tirar tudo de dentro da caixa também será bem mais fácil e ágil para você reorganizar.

Esteja preparado para imprevistos

Mesmo com muito planejamento e organização, imprevistos podem acontecer e você precisa estar preparado para situações em que a mudança demore mais do que o esperado. Por isso, na hora em que estiver empacotando seus pertences, monte um “kit sobrevivência” com itens essenciais do dia a dia para caso a transportadora atrase ou você não consiga ter acesso com facilidade ao que precisa. Separe itens de higiene, remédios, roupas, toalhas de banho, travesseiros, edredom e tudo mais que achar indispensável ter em mãos.

Faça um checklist!

Depois de todas essas nossas dicas para uma mudança residencial organizada, não esqueça de fazer o seu checklist! Liste tudo o que você precisa fazer antes, durante e até mesmo depois do processo para que você não esqueça de nenhum detalhe importante, além de fazer um cronograma das tarefas que precisam ser executadas com antecedência. Levando em consideração as nossas dicas e sabendo fazer um bom planejamento, sua mudança certamente acontecerá de forma positiva e você só terá boas lembranças desse dia.

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando o blog da Colnaghi Imóveis e compartilhe aqui conosco alguma outra dica importante para uma mudança residencial organizada!

Sobre o Autor

Somos uma imobiliária com 28 anos de tradição e experiência na venda de imóveis de alto padrão nos bairros nobres de Porto Alegre. Acreditamos que ter um imóvel é muito mais do que simplesmente ter um lugar para morar. Para nós, uma casa tem que estar ligada diretamente com o estilo de vida dos seus moradores, tem que ser o ambiente perfeito para acolher histórias e momentos que serão inesquecíveis.

Deixe Um Comentário