Dicas para cuidar dos pets no frio.

Com a chegada do inverno, os cuidados precisam ser redobrados quando o assunto é a saúde e o conforto dos nossos pets. Assim como os humanos, os animais de estimação tendem a sofrer com as baixas temperaturas e o clima mais seco da época, principalmente quando se trata de cães e gatos mais velhos ou filhotes.

Saber as roupas mais adequadas, a organização correta da cama e a melhor hidratação são alguns cuidados que precisam de atenção especial para prevenir doenças ou até mesmo agravar outras já existentes nesse período frio. Acompanhe as nossas dicas a seguir e saiba como cuidar do seu pet dentro do apartamento durante o inverno!

Coloque roupas aquecidas e confortáveis

Embora muitas raças de cães e gatos consigam suportar e se adaptar com facilidade às baixas temperaturas, é importante verificar se o seu pet sentirá pouco ou muito frio. Dependendo da idade, do porte físico e do tipo de pelagem, seu bichinho pode sofrer mais durante o inverno e precisar de roupas aquecidas, mesmo estando quentinho dentro do seu apartamento. Opte por roupas que dêem cobertura do pescoço do animal à base da cauda, além de proteger a barriga e que esteja confortável para se movimentar. Na hora de levar o seu pet para passear na rua, roupas ainda mais quentinhas precisam ser colocadas para que fiquem bem protegidos.

Organize roupas de cama quentes e aconchegantes

À medida que as temperaturas vão ficando mais baixas, você pode notar que o seu animal de estimação passa muito mais tempo aconchegado na cama. Por isso, é fundamental utilizar roupas de cama mais quentes para garantir que o seu pet esteja devidamente protegido do frio no lugar em que ele mais fica.

Além disso, certifique-se de que a cama esteja longe de correntes de ar do apartamento e elevada de superfícies frias e duras, como pisos de azulejo. Você também pode usar um tapete térmico embaixo da cama para deixá-la mais aquecida e menos alta, evitando que seu pet faça muitos esforços para subir.

Tenha cuidado com aquecedores e lareiras

Os gatos são famosos por encontrar lugares quentes dentro de casa, como pegar o sol da tarde através de uma janela ou sentar perto de aquecedores. Os cães também procuram fontes de calor durante as temperaturas baixas, ficando ao redor de lugares onde se sintam mais aquecidos e confortáveis. No entanto, tenha muito cuidado caso você utilize algum aquecedor ou lareira no ambiente em que o seu pet tem acesso, pois ele pode adormecer e chegar muito próximo, podendo acabar com a pele seca ou até mesmo se queimar. Tapetes térmicos ou mantas de aquecimento são alternativas mais seguras que podem ser colocadas no espaço favorito do pet no apartamento.

Troque a água com frequência

Assim como nós, os animais de estimação sentem menos sede durante o inverno. Além disso, a água da tigela fica rapidamente mais gelada, sendo outro motivo para que não sintam vontade de beber. Por isso, é aconselhável reabastecer a água com bastante frequência, trocando a velha por uma fresca à temperatura ambiente, a cada duas ou três horas. Outra alternativa é investir em fontes de água corrente, como bebedouros elétricos que servem de estímulo para o cão ou gato ingerir mais líquido e se manter hidratado.

Movimente seu pet dentro do apartamento

Nos dias gelados do inverno, muitas vezes deixamos de levar o nosso pet para passear na rua, deixando ele no aconchego do apartamento quentinho. Porém seu animal de estimação ainda assim precisa fazer exercícios e se movimentar diariamente. Continue brincando com ele dentro do lar, mesmo que seu imóvel não seja tão amplo ou não tenha um espaço pet na infraestrutura do condomínio. O importante é não deixar o seu bichinho muito parado e trancado dentro de casa, pois ele precisa estar em constante movimento para uma boa saúde e bem-estar.

Mesmo com o apartamento aquecido, os pets precisam de uma atenção especial com muitos cuidados a serem tomados dentro do lar durante os dias frios do inverno. Esperamos que as nossas dicas possam ser úteis para você que tem um animal de estimação, garantido todo o conforto possível em uma época do ano tão gelada como a que temos em Porto Alegre.

Se tem alguma outra dica, compartilhe nos comentários ou interaja conosco pelas redes sociais da Colnaghi Imóveis!

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário