Entenda o que é dação no mercado imobiliário

Você já ouviu falar em dação no mercado imobiliário?  E sabe o que é? Em primeiro lugar, saiba que dação é uma palavra definida no dicionário como “pagamento ou restituição de coisa devida”. Ou seja, algo que é entregue ao credor em dação para o pagamento de uma dívida.

Em outras palavras, é um acordo específico entre credor e devedor. Nesse acordo, o credor concorda em receber do devedor uma prestação diferente da que lhe é devida originalmente. Então, na prática, a dação é uma espécie de substituição do pagamento, em que o credor aceita um bem material, um imóvel, um terreno, um automóvel, ou algo que tenha valor equivalente.

Registros dão conta de que a dação acontece desde o Império Romano. De lá para cá, essa modalidade de pagamento foi difundida em todo o mundo. Já no Brasil, a dação em pagamento é regulada pelo artigo 356 do Código Civil, que diz que “o credor pode consentir em receber prestação diversa da que lhe é devida”.

Mas e o que é dação no mercado imobiliário?

Ao comprar um imóvel, existem diferentes formas de pagamento: à vista, a prazo, financiamento, consórcio, etc. Entre as opções, há ainda a alternativa de dação, que pode ser muito interessante para alguns casos. Visto que a dação no mercado imobiliário possibilita usar um imóvel que você já possui como entrada na compra de um imóvel novo, por exemplo.

Com isso, a dação passou a ser muito utilizada em negociações imobiliárias. Conforme já mencionado, a dação é considerada uma forma de pagamento indireta e é equivalente ao acerto total ou parcial em dinheiro. Assim, qualquer imóvel pode ser oferecido como dação, basta consultar a imobiliária, proprietário ou construtora para saber se essa forma de pagamento é aceita. Caso o negócio seja viável, o imóvel passará por uma avaliação e negociação para definir o seu valor.

Além de a dação em pagamento estar prevista em lei, é permitida para apartamentos, casas, imóveis comerciais, terrenos, lotes e até mesmo imóveis na planta. Da mesma forma, esse tipo de negócio faz com que você pague menos Imposto de Renda, pois as regras da transação são específicas. Ainda podemos considerar que a dação no mercado imobiliário é uma ótima opção também para facilitar o processo de venda de um imóvel.

Dação em pagamento na Colnaghi Imóveis

Aqui na Colnaghi, nós oferecemos um atendimento diferenciado em transações imobiliárias, uma experiência completa de compra e venda de imóveis. Além do mais, você ainda encontra muitos imóveis que aceitam dação como parte do pagamento.

Quer saber mais sobre dação e outros modelos de negócio imobiliário? Estamos à sua disposição! Entre em contato conosco agora mesmo comentando aqui, chamando no WhatsApp (51) 99962-4252 ou ligando para (51) 3331-2944.

Sobre o Autor

Formada em Comunicação Social - Relações Públicas pela UFRGS desde 2016. Profissional envolvida com o universo do marketing digital. Atua nas áreas de comunicação e marketing com foco no mercado imobiliário desde 2015. Entusiasta da produção de conteúdo e mídias sociais. Analista de Marketing na Colnaghi Imóveis desde 2019.

Deixe Um Comentário