Comprar um imóvel ou alugar: qual é a melhor opção?

A dúvida é frequente: comprar um imóvel ou alugar? Ao passo em que se começa a planejar uma mudança, esse questionamento surge para muitos. Logo, qual é a melhor opção? Bom, tudo depende, mas vamos tentar elencar os principais fatores de cada uma aqui para ajudar na sua decisão!

Antes de mais nada, devemos ter em mente que são vários os motivos que levam à uma mudança. Da mesma maneira, são muitos os fatores a serem levados em conta antes de tomar essa decisão de comprar um imóvel ou alugar. Por exemplo: planejamento financeiro, planos de vida, de carreira, nível de comprometimento, momento do mercado, etc.

Afinal, quando vale mais a pena comprar um imóvel? E quando é melhor escolher alugar? Ambas são opções válidas e com vantagens e desvantagens. Confira:

Quando optar pelo aluguel de um imóvel?

Se o que você busca é mais flexibilidade, então talvez alugar um imóvel seja a melhor alternativa. Também analise bem essa possibilidade caso não tenha a quantia necessária para comprar o imóvel à vista ou para pagar a entrada. Ainda, alugar um imóvel pode ser uma boa opção se a sua pretensão de ficar nele for temporária, seja por questões pessoais ou profissionais. Invista nessa opção se pretende mudar de cidade, estado ou até de país, por exemplo. Ou se os seus objetivos e/ou planos familiares forem incertos.

Inclusive, entre as vantagens de alugar um imóvel também está a possibilidade de fazer o dinheiro reservado para a compra render através de um investimento. Nesse sentido, para saber aproximadamente quanto renderia esse dinheiro se estivesse aplicado, basta utilizar o cálculo de taxa de retorno. A conta é simples: valor do aluguel / pelo valor do imóvel x 100. Essa taxa mostra o quanto o aluguel representa em relação ao valor total do imóvel e, então, se a compra compensa. Igualmente, o aluguel de um imóvel proporciona mais mobilidade caso ocorra algum imprevisto e mais liberdade para se mudar de acordo com as suas necessidades.

Quando optar pela compra de um imóvel?

Agora, se o que você busca é estabilidade, então comprar um imóvel é a melhor alternativa. Bom, adquirir um imóvel é um dos passos para você construir o seu próprio patrimônio, algo que sempre será proveitoso. Além disso, você não precisará mais se preocupar com burocracias que envolvem a locação e mudanças inesperadas do proprietário, por exemplo. Comprar um imóvel é garantia de liberdade para fazer o que quiser com o mesmo, seja modificar, reformar ou decorar, sem precisar pedir permissão. Isso sem falar na segurança que morar no que é seu traz.

Assim como, é claro, o investimento valioso que é poder proporcionar mais bem-estar para você e a sua família. Visto que optar pela compra de um imóvel é mais do que uma escolha importante, mas também um processo cuidadoso com olhar para diferentes alternativas. Pois dessa forma é possível analisar e definir qual é a melhor localização, configuração de planta, prioridade para as áreas comuns, etc. Ou seja, ao comprar um imóvel sempre buscaremos por aquele considerado o ideal para a nossa vida no momento presente.

Afinal, comprar um imóvel ou alugar?

Sim, alugar um imóvel não demanda um investimento inicial tão alto nem um planejamento tão detalhado, o que são boas vantagens. Porém, não traz um retorno tão significativo. Por isso, comprar um imóvel, de maneira geral, vale mais a pena.

Se formos olhar pelo aspecto financeiro, vale observar que estamos vivendo um cenário de queda na taxa Selic, por exemplo. Isso aumenta consideravelmente o número de pessoas com poder de compra, além de tornar o financiamento imobiliário mais acessível. Do mesmo modo, a busca por imóveis e, principalmente, a compra de imóveis cresceu de forma expressiva em 2020. Tais dados também podem ser explicados pela pandemia de coronavírus (leia mais aqui), que fez com que muitas pessoas repensassem as suas necessidades de moradia e buscassem por um novo lar. Sendo assim, é possível concluir que esse é um momento propício para comprar um imóvel.

Por último, investir em um imóvel não para morar, mas para alugar também é uma opção excelente, que pode render até mais do que aplicações tradicionais. E para quem não tem pressa e espera que o seu imóvel valorize ainda mais, a compra na planta pode ser uma ótima opção.

Em síntese, propriedades imobiliárias dificilmente se desvalorizam, e são alternativas certeiras para quem quer empregar bem o seu dinheiro. Por isso, apostamos na opção de compra! E você, prefere comprar um imóvel ou alugar?

Sobre o Autor

Formada em Comunicação Social - Relações Públicas pela UFRGS. Profissional envolvida com o universo do marketing digital. Atua nas áreas de comunicação e marketing com foco no mercado imobiliário desde 2015. Entusiasta da produção de conteúdo e mídias sociais.

Deixe Um Comentário